17.4.17

A minha despensa (ainda sobre alimentação).



Para seguirmos o estilo de alimentação que escolhemos para nós, é fundamental ter em casa os alimentos que queremos ingerir. Quanto mais variedade houver melhor, uma alimentação saudável  deve ser sempre bastante diversificada. Logo é super importante ter a despensa abastecida e com os ingredientes certos (para nós)! Hoje vou falar-vos da minha. Vou contar-vos o que guardo nela!

Temperos:
*vinagre balsâmico
*vinagre de cidra
*Flor de sal
*ervas aromáticas
*especiarias (açafrão, pimenta preta não podem faltar)

Gorduras para cozinhar:
*azeite
*óleo de coco

Leguminosas:
*lentilhas
*grão de bico
*Feijão (azuki e branco são os meus preferidos, mas uso outros também)
(demolho e cozo sempre as leguminosas com a alga kombu)

Cereais:
*arroz (basmati e integral)
*quinoa
*millet
*aveia em flocos
*massas integrais

Farinhas:
*centeio
*espelta
*arroz
(uso outras, vario bastante nas farinhas que uso mas estas são as minhas preferidas)

Frutos secos:
*amêndoas
*nozes
*cajus
*bagas de goji
*arandos
*tâmaras medjool

Super alimentos:
*cacau em pó
*pepitas de cacau
*maca
*sementes de cânhamo, chia, girassol, sésamo e de linhaça

Doces:
*Geleia de agave, geleia de arroz ou de milho (vou variando)
*Açúcar mascavado escuro
*chocolate preto
*stévia

Fruta:
(dou sempre preferência à da época, ainda assim há frutas que tenho sempre no congelador, tais como:)
*banana
*frutos vermelhos
*manga



Legumes e tubérculos:
(dou sempre preferência aos da época, mas há alguns que tenho durante todo o ano, até porque como temos horta congelamos alguns)
*batata doce
*cebola
*alhos
*alho francês
*cenouras
*tomates
*espinafres
*brócolos
*cogumelos
*pimentos
*abóbora...
*entre tantos outros, visto não comer carne o que nunca falta cá em casa é legumes, e congelo muitos. Visto que nunca podem faltar.

Bebidas:
*agua 
*leite de arroz e de aveia
*vinho tinto.


Penso que não me esqueci de nada (o que é bem possível). Ainda assim, claro que há algumas coisas que até costumo ter em casa mas que não mencionei aqui, porque vão variando ao longo ano, como por exemplo a sopa ou os hambúrgueres vegetarianos que vou tendo consoante a abundância de um ou outro legume, ou da minha vontade de cozinhar em maior quantidade para congelar. Para mim ter refeições congeladas é algo de que não prescindo, pois facilita-nos imenso a vida tendo em conta os nossos horários de trabalho.



With love.

Catarina.

42 comentários:

  1. Partilhar a nossa lista de alimentos é realmente uma boa ideia :o Gostei da tua, tem basicamente o essencial para comermos bem ^_^

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá doce Mel!
      A mim pareceu-me uma ideia engraçada e ao fazê-la constatei mais uma vez o quanto eu já mudei e o quanto tenho vindo a alterar a minha alimentação!
      Tens de partilhar a tua, tenho cá para mim que ía gostar de a conhecer!
      Beijinho grande*

      Eliminar
  2. Muitos deles fazem parte da minha alimentação! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Gracinha, fico contente por saber tendo em conta que sei bem os benefícios de todos estes alimentos!
      Beijinho grande e boa semana!

      Eliminar
  3. Que lista maravilhosa. :P Vou imprimir. Obrigada. :) Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eiaaa OBRIGADA!
      Fico muito feliz como o que me dizes!
      Beijinho grande querida*

      Eliminar
  4. Se somos o que comemos, és sem dúvida uma excelente pessoa:-)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida muito obrigada.
      Embora cuide da minha alimentação também faço uns disparates de vez em quando. E claro como pessoa também tenho os meus dias piores😄.
      Beijinho enorme

      Eliminar
  5. Temos uma despensa semelhante!... 😉
    Beijitos,boa semana e...
    muito boa alimentação! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom. É sinal que ambas nos cuidamos.
      Beijinho grande, boa.semana e boa alimentação para ti também.

      Eliminar
  6. Catarina, uma dica: a alga kombu deve ser usada juntamente com as leguminosas mas na cozedura das mesmas pois na demolha não faz nada. Se não for cozinhada em conjunto não "liberta" os sais minerais e o iodo que é o que ajuda a "digerir" melhor as leguminosas. Podes usar uma tira de alga Kombu ou segurelha que faz as mesmas vezes. Esta segunda era muito usada pelos "antigos" e fica muito mais em conta visto que se pode ter no quintal :) Além destas duas alternativas há ainda quem use funcho.
    Outra dica: demolha lá o grão de bico, coze-o com a alga e faz falafel que eu quero provar. :P
    beijinho coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão pipoca e eu costumo pôr as leguminosas s demolhar com a alga Kombu e cozo-as também com a alga. Tenho de alterar o que escrevi. Na minha opinião tendo em conta o tempo que dura e no bem que me faz não acho o Kombu assim tão caro.
      Já ouvi dizer que também se pode fazer o mesmo com gengibre mas nunca o fiz. Quanto à segurelha não conheço e nunca ouvi falar. Mas se dá para ter no quintal tenho de pesquisar.
      Tenho de fazer falafel para provarem, tenho a certeza que vais gostar. Até o senhor aqui de casa gosta.
      Beijinho enorme 💗

      Eliminar
    2. Desculpa intrometer-me Catarina, mas não demolhas as leguminosas?

      Eliminar
    3. Oh querida não tens de pedir desculpa.
      Sim demolho sempre. Eu escrevi isso em cima.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Adorei, Catarina! Preciso organizar melhor minha alimentação... Rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste Mariana. Espero que te inspire a organizar a tua alimentação visto que sentes que o deves fazer.
      Beijinho e obrigada pela visita ao meu cantinho.

      Eliminar
  8. Olá Catarina,
    Gosto imenso dessa despensa :) E fico contente por ver que a minha não foge assim tanto, de uma menina saudável ;D :D Pronto, uso farinha normal :P
    Mas gosto desta partilha porque ajuda sempre :D
    Nunca tinha ouvida falar de alga kombu!?! Já andei a ver e li o comentário da Bela e já aprendi mais uma coisas :D :D
    É tão bom como ensinamos uns aos outros :)
    Obrigada por mais esta boa partilha minha linda :)
    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida que bom que a tua despensa é semelhante à minha. Cuidar da nossa alimentação é mesmo importante e fico feliz por saber que cada vez mais as pessoas o fazem.
      É sempre bom aprender como partilhar o que fazemos. E felizmente a internet ajuda-nos tanto nisso.
      Beijinho enorme e obrigada pelo teu incansável carinho.

      Eliminar
  9. Olá Catarina!
    A minha despensa já mudou em certas coisas, mas ainda uso por vezes a farinha normal! Tenho curiosidade na farinha esbelta, recentemente comprei telf, mas ainda não usei e comprei sarraceno e também fiz farinha!
    Já olhei várias vezes para as lentilhas no supermercado e para a quinoa, mas nunca comprei por não saber bem como usar!
    Agora tenho chila e queria fazer um doce mais saudável, que achas que deva colocar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia.
      Muito obrigada pelo teu comentário.
      Pelo que vejo já tens o "bichinho" da alimentação saudável em ti o que é fantástico. Se tens curiosidade em conhecer e usar novos alimentos eu incentivo-te a fazê-lo. Felizmente na internet podes aprender como os usar. Mas claro, se achares que te posso ajudar em alguma coisa não esites em fazê-lo. Estamos sempre à distância de um email.
      Quanto ao doce de chila (Que eu adoro) não sou a melhor pessoa para te ajudar. Embora tenha plena noção de que o açúcar é puro veneno não sou fundamentalista. E os compotas e geleias que faço aqui em casa costumo fazer com açúcar mascavado escuro fino. Mas sei que existem opções mais saudáveis.
      Beijinho grande.

      Eliminar
  10. Que bom visitar a tua despensa, para a próxima umas fotinhas? =D sabes que o ser humano é muito visual.
    Mas olha que o azeite cozinhado não é saudavel, aqueles refogados à tuga fazem um mal tremendo. Até já faço ovos estrelados com oleo de coco =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Marta. Umas fotos não ficavam aqui nada mal.
      Fica a promessa de umas fotos para breve. Se bem que não tenho nem de perto o jeito para fotografia como tu tens.
      Eu sou uma fã assumida de azeite. Sei perfeitamente que cozinhado deixa de ser um ingrediente tão saudável. E daí eu usar muito o óleo de Coco.
      Mas para temperar saladas frias o azeite é a minha opção preferida. Claro é que fundamentalismos à parte de vez em quando também o uso para cozinhados.
      Beijinho enorme

      Eliminar
  11. Mas que despensa tão recheada e tão rica em nutrientes que fazem tão bem à nossa saúde! Obrigada pela deliciosa partilha, Catarina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste minha querida.
      Beijinho enorme 💗

      Eliminar
  12. Olá Catarina, mas que lista tão idêntica à minha, vi que também congelas bananas, eu sou doida por bananas da madeira, compro "resmas", congelo-as bem maduras e cortadas em pedaços, depois é só triturar, juntar cacau ou outro ingrediente a gosto e deliciar-me com um fantástico gelado, nunca tive o hábito de congelar refeições, mas tenho o congelador cheio de caixinhas com leguminosas cozidas, grão, ervilhas, feijões vários, lentilhas verdes, (as vermelhas não, pois não precisam demolha), favas, os legumes compro semanalmente a um produtor bio, não vi o tomate na tua lista?, eu uso imenso a cozinhar, bem, com tantos ingredientes maravilha, facilmente invento um prato saboroso, beijinhos e boas comidinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida pelo que partilhas para além de termos uma despensa muito semelhante também temos hábitos iguais. No meu congelador nunca falta todo o tipo de leguminosas em caixinhas prontas a cozinhar maravilhosos pratos. E claro, o tomate está sempre presente no meu congelador, até porque fazemos sempre uma enorme colheita na nossa horta (esqueci-me de o mencionar mas já alterei, muito obrigado por me lembrares). Assim como tu também adoro bananas da madeira, e claro também as congelo.
      Vejo que se tivéssemos de partilhar a cozinha não íamos ter qualquer problema!!!
      Beijinho enorme***

      Eliminar
  13. Obrigada pelas sugestões, os alimentos saudáveis são os melhores medicamentos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada minha querida.
      Tens tanta razão no que dizes, não há medicamentos mais eficazes do que os alimentos certos:)
      Beijinhos

      Eliminar
  14. A minha lista é idêntica :)
    Tenho açúcar de coco e mel na cozinha também.
    Farinhas tenho mais variedades :p
    Ainda tenho a carne e o peixe no frigorífico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha!|
      Que engraçado ainda não comprei aÇucar de coco, mas está na minha lista de compras.
      Também costumo ter mel mas não morro de amores ( já o senhor lá de casa).
      Quanto às farinhas como a variedade é imensa gosto de experimentar todas, mas de facto as que mencionei são as minhas preferidas e as que tenho mesmo sempre.
      Carne como sabes não como e o peixe cada vez menos...
      Mas o importante mesmo é sentirmos-nos bem com as nossas escolhas, certo??!!
      Beijinho giganteee*

      Eliminar
  15. Sara Clemente19/04/17, 13:57

    Prometo oferecer te um pote de mel de lavanda....essa despensa precisa de um gosto doce!! 🤗
    Obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina Sara os doces entram cada vez menos na minha despensa. Mas adoro fazer umas bolachinhas ou um bolo. O cheiro a espalhar-se pela casa é algo que me fascina desde sempre!
      Vou cobrar esse pote de mel de lavanda!
      Beijinho enormeee**

      Eliminar
  16. Olá Catarina! tenho em casa algumas coisas da tua lista, mas só porque não posso morrer de fome, nem deixar a família em estado de inanição. Porque bom bom, seria ir comer a qualquer lado todos os dias! Vou confessar, Catarina, quanto mais anos passam, mais afastada da cozinha me encontro! Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinha não é definitivamente a tua praia, ihihih!
      Eu confesso que com o tempo passei a gostar cada vez mais. Mas lá está não podemos ter todos os mesmos gostos e aptidões.
      E a ti se te falta para a cozinha tens de sobra para as artes!!!
      Beijinho enorme♥♥

      Eliminar
  17. Ainda estou muito longe mas também tenho tentado alterar os hábitos alimentares cá em casa. Por vezes sinto dificuldade é para arranjar alguns alimentos. Mas aos poucos vou reduzindo em alguns e aumento o consumo de outros.
    Boa partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que quando se inici Est e caminho não há retorno. Na minha opinião não interessa se estamos ou não a caminhar depressa. Interessa sim caminhar!
      Beijinho grande e boa caminhada.

      Eliminar
  18. Por aqui tambem há muitos desses itens de que tu falas.infelizmente só eu como a maioria porque a joana....
    Nos legumes decobri há pouco tempo a couve chinesa, estou fã e incrivelmente a Joana tambem.
    Pena que para se ter essas coisas na despensa se gaste muito mais do que comendo "normalmente". o oleo de coco por ex, é tão caro...
    Tambem aprendi a fazer leite ucal em casa, e assim posso reduzir no açucar, só a joana o bebe, eu nem quase bebo leite a não ser em batidos de fruta e esses sim amo.
    Bom e como hoje nem estou inspirada não digo mais nada. Beijocas grandes e uma boa semana.
    Pinta

    ResponderEliminar
  19. Olá minha querida.
    Fico feliz por saber que usas muitos destes alimentos na tua cozinha.
    Quanto à Joana dá-lhe tempo. O palato dela vai se alterando e vais ver que ela vai acabar por se habituar à alimentação que vais fazendo. Como me dizes já há muita coisa que ela também gosta.
    Eu adoro essa couve de que falas, descobri a acerca de dois anos e já não passo sem ela.
    Muitos dos alimentos melhores para a nossa alimentação são um pouco mais caros mas se avaliarmos o bem que nos fazem vale a pena pagarmos mais por eles.
    Não sei qual é a receita do teu leite "ucal" mas eu ando viciada na minha. Uso leite de arroz, banana e cacau e adoroooooo!
    Gosto de te ver assim inspirada minha querida.
    Beijinho enorme e boa semana.

    ResponderEliminar
  20. Gostei de saber as coisas que andam pela tua despensa... Na grande maioria é igual à minha. Quando adoptamos uma estilo de vida e alimentar mais saudável, temos de ter muita atenção com o que se compra.

    Beijinhos, O blog da Mó | Instagram ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!
      Vejo que temos algumas coisas em comum e concordo muito com o que dizes, quando adoptamos este estilo de vida e este tipo de alimentação não só aumenta a nossa atenção nas nossas escolhas e compras como aumenta o nosso prazer por fazer isso.
      Beijinho enorme e boa semana.

      Eliminar
  21. Ótima lista!! Sigo com uma dieta similar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Parece que estamos em sintonia então.
      Beijinho enorme

      Eliminar