9.1.17

Como regressar às rotinas



Aqui estou eu de volta ao meu cantinho com o primeiro post do ano. 
Quem me lê sabe que vivo a época natalícia com toda a minha alma. Essa é a altura que consigo reunir as pessoas mais especiais para mim (nem todos vivem perto). Logo tento aproveitar cada segundo dedicando-lhes toda a minha atenção. Para o fazer tenho de sair da minha rotina, mas faço-o com todo o prazer.
Claro é, que sendo eu uma pessoa de rotinas, depois desta época tenho uma necessidade enorme de me organizar e voltar a tomar as rédias das minhas rotinas. O que acaba por ser muito bom, pois assim a saudade que começo a sentir por voltar a estar longe de quem amo não me custa tanto. Como ando entretida com as minhas coisas, esse sentimento tão português fica mais leve.


E o que faço eu depois desta época festiva:

* Arrumo toda a decoração de Natal em caixas, normalmente 2/3 dias antes do dia de Reis.

* Dou uma volta a todas as divisões da casa e aproveito para ver se há alguma coisa para destralhar, sim porque no Natal normalmente entram sempre coisas cá em casa e comigo aquela regra do "entra novo sai velho" funciona na perfeição.

* Dou uma volta à minha roupa e á do senhor aqui de casa ( sim eu faço isto várias vezes por ano).

* Organizo e arrumo cada divisão.

* Faço uma grande limpeza a cada divisão, especialmente à cozinha (foi uma tarde inteira que lhe dediquei).

* Como durante essa época fazemos várias refeições fora de casa, surge a necessidade de fazer o inventário do que temos no frigorífico/arca e da dispensa.

*  Faço uma lista de compras.

* Vou às compras.

* Volto novamente a planear as refeições semanais aqui de casa.

* Pego na minha agenda nova,  dedico-lhe algum tempo enquanto bebo um bom chá (o meu mano ofereceu-me uns maravilhosos bio).

* Faço uma lista de assuntos que quero resolver e tratar ( estamos a dia 9 e já tratei de vários).

* Faço uma pequena lista com as coisas mais importantes que gostava de realizar este ano, este ano a lista ficou mesmo pequena, ao fazê-la pensei muito, e cheguei mais uma vez á conclusão que menos é mais e isto também se aplica aos nossos sonhos/objetivos!

* Tomo resoluções.

* Agradeço por tudo o que esta época me trouxe, agradeço pelo que a vida me dá e concluo que para me sentir uma pessoa abençoada basta-me continuar assim, grata!!



Refleti e cheguei à conclusão que a palavra de ordem dos meus dias de 2016 foi  aceitar. Mais que saber o que esse verbo significa, no ano  que passou senti o seu efeito nos meus dias. E que bem que me fez. Tenho em conta que 2015 a palavra foi despertar, 2016 aceitar,  aqui estou pronta para que uma nova palavra se faça sentir nos meus dias, com a certeza que com ela virão muitas lições!! O que é muito positivo pois o aprender nunca ocupa lugar!!



With love,

Catarina.



41 comentários:

  1. Desejo que este ano tudo que deseja possa alcançar, bjs e boa semana amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zulmira!
      Muito obrigada, desejo o mesmo para ti!!
      Beijinhos e dia feliz!

      Eliminar
  2. Que 2017 seja um ano de concretizar!!!bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gracinha!!
      Sem dúvida que esse é um belo verbo, e confesso que adoraria que fosse essa a minha palavra deste novo ano. Mas seja essa ou outra qualquer eu aqui estou, pronta para a receber.
      beijinho e dia feliz!

      Eliminar
  3. Muito bem, Catarina, sempre no bom caminho, ou no caminho certo. :)
    Gostei muito de te ler e vou continuar a acompanhar-te neste tão delicado e encantador cantinho. Por isso, desejos de muita saúde e de muito boa disposição. O resto... nós já temos!
    Beijinho muito grande, obrigada por estares desse lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Lete!
      Eu assim derreto com tantos miminhos, ihihi!! Muito obrigada por estares aqui a caminhar ao meu lado, e por todo o teu carinho!
      Beijinho enorme e dia feliz!

      Eliminar
  4. Não sei como consegues ser tão metódica, às vezes, para algumas coisas, dava-me jeito ser! Eu por muito organizada que seja (como tu bem sabes) não consigo ser assim, por dois motivos: primeiro porque não consigo mesmo (LOL), e segundo porque não gosto... Gosto mais do imprevisivel, do factor surpresa, do "não saber o que aí vem", porque nunca sei o que me vai apetecer no momento. Por exemplo, não gosto de planear uma semana e saber que neste dia, a esta hora tenho de fazer "isto" ou ir comprar "aquilo". Se me apetecer "isto" ou "aquilo" faço ou compro na hora. Para mim faz mais sentido assim. Não gosto nada da sensação de "compromisso", entendes? Eu funciono bem melhor assim. Para mim listas, só mesmo as telefónicas! eheheheheheheheh
    Ainda bem que somos todos diferentes. :)
    Beijinho minha bombocaaaaaa :*

    ResponderEliminar
  5. Olá minha flor!!
    Tens toda a razão, que bom que somos todos diferentes. Seria uma chatice se assim não fosse.
    Eu gosto mesmo de ser assim metódica, mas isto não se aplica a tudo, claro! Também gosto do factor surpresa e dias não planeados! Mas felizmente dá para tudo, uns dias planeados muitas vezes servem-me para ter outros onde o imprevisivel acontece!
    Beijinho enorme my love**

    PS: No fim de semana podias-me fazer uma visita, tenho as àrvores do quintal a abarrotar com tantas clementinas, marroquinos e afins:)

    ResponderEliminar
  6. Assim tudo fica mais leve para um novo ano em bom.
    Beijinhos sweet Catarina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!!!
      Tens toda a razão e assim é muito melhor!
      Beijinho grande grande para ti e para o teu lindo piratinha!

      Eliminar
  7. Eu também tenho esse costume de fazer uma grande arrumação no início de um ano novo, livrar-me de coisas que não fazem mais sentido pela casa... Parece que a gente começa o ano mais leve, né? Um 2017 maravilhoso para você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camila!!
      Muito obrigada pelas sua visita aqui ao meu cantinho e pelas suas palavras.
      Não podia concordar mais com o que dizes, fazendo tudo isto a sensação que tenho é essa mesmo, de leveza!! E é tão bom, tão gratificante!
      Beijinho grande e que 2017 te sorria muito!

      Eliminar
  8. Engraçado no início de cada ano também me dá uma enorme vontade de arrumar os móveis e ver o que está a mais, limpar as divisórias é fundamental, parece que é o entrar no ano com boas energias.
    Só ainda não tive tempo de agendar tudo o que queria, mas não é por falta da agenda, porque essa foi comprada com muita antecedência.
    Faço votos que este ano consigas fazer tudo o que agendas-te.
    Cá estarei para te seguir, beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!!
      Tens toda a razão, fazer todas estas coisas faz-me sentir que estou a entrar no novo ano com as melhores energias, faz-me sentir bem e essa sensação não tem preço de tão boa que é.
      Acredito mesmo que tudo tem o seu tempo, e posto isto logo chegará a altura de te sentares calmamente com a tua agenda e vais poder agendar tudo o que pretendes. Vejo que és das minhas , antes de entrar no novo ano tratas logo de arranjar a agenda para o ano seguinte!
      Agradeço muito os teus votos, e faço também os meus para que 2017 te proporcione tudo o que pretendes e muito mais. Principalmente saúde, paz, alegria e muito amor!
      Muito obrigada pelo teu carinho, beijinho enorme*

      Eliminar
  9. És mesmo muito organizada, confesso que tenho até uma pontinha de inveja. Eu não consigo assim tanto, sou uma organizada mais desorganizada :)
    Já agenda e listas, isso é comigo! Não faço resoluções de ano novo, mais por causa da pressão (que fujo dela!). Vou traçando objectivos ao longo do ano.
    A agenda de 2017 já a tinha desde o final de Novembro e comecei logo a usá-la, claro.
    Gostei muito do teu post de 2016 sobre o verbo *Aceitar*, mas na altura pareceu-me um pouco difícil de cumprir. Agora que fiz o curso das 8 semanas de Mindfulness, a história é outra. Voltei a ler o teu texto e é mesmo assim.
    Desejo-te um Excelente 2017 e que continues a inspirar-nos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!!
      Isto de ser organizada é algo que me assiste já há muitos anos, acho que desde miúda que sempre fui assim. Nem sempre é bom, como tudo. Mas se sou assim, o melhor é tirar partido e pronto!
      Vejo que somos duas apaixonadas por agendas, há anos que não vivo sem elas!
      Quantos às resoluções, tomo algumas, mas muito poucas, pois assim como tu também não gosto de pressão e com os tempos vão-se mudando as vontade, logo há coisas que ao longo do ano vão aparecendo e quando assim acontece logo vejo a melhor maneira de lidar com elas.
      Fico tão feliz por teres tirado esse curso, imagino o quanto te deva ter feito bem, e eu sou daquelas que fica feliz quando vejo pessoas a lutarem por si, a buscar a sua felicidade!
      Agradeço muito por teres gostado do meu post sobre o Aceitar, e mais uma vez fico feliz por saber que te fez sentido! Aceitar, é um verbo bonito e quanto mais é conjugado mais efeito tem!
      Obrigada pelas tuas palavras e mais ainda por todo o carinho com que me tratas!
      Beijinho grande e dia feliz!

      Eliminar
  10. Minha querida,
    é sempre tão bom aqui passar.
    Apesar de não te conhecer em muito me identifico com as tuas coisas!
    Eu como faço anos a 5 de Janeiro as coisas de Natal só saem depois! É uma época tão bonita. Podia repetir-se mais vezes :) Mas também já tratei de arrumar tudo!
    A cozinha também já mereceu uma limpeza, mas como ainda não tive um fim-de-semana inteiro acho que este vai também ter uma boa tarde de dedicação (e enquanto isso um bolinho no forno, não?) :)
    Também já tirei parte da roupa, mas essa tarefa normalmente é quando mudo a roupa de Verão/Inverno! :p
    Um grande beijinho minha querida!
    Que este ano seja maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Joaninha é sempre tão bom ler as tuas palavras, muito obrigada por cada uma delas!
      Aproveito para te felicitar pelo teu aniversário, que a vida te sorria sempre!
      E que 2017 te presenteie com muitas coisas boas!
      Beijinho enorme e bom fim de semana!

      Eliminar
  11. Olá Catarina, pois é, acabaram as festas, há que regressar ás rotinas, que bom, tudo organizado, divisões arrumadas e destralhadas, maravilha, por aqui ainda há que fazer isso, só fiz no meu roupeiro e estão dois sacos de roupa para sair, mas isto vai lá. Continua a inspirar-nos por 2017 adiante, beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!!!
      Muito obrigada pelas tuas palavras tão carinhosas.
      Desejo que 2017 seja um ano recheado de muitas coisas boas para ti!
      Beijinho enorme, bom fim de semana e continuação de bons destralhes!!

      Eliminar
  12. Este foi o primeiro ano em que o natal, acabou no dia de Reis.Foi tudo guardado nessa noite.
    Listas... não vale a pena. Quando as faço nem lhes ligo, e nem me sei reger por listas. Reciclagens faço muitas vezes, dou volta ás gavetas, e já não guardo tanta tralha como antigamente.
    pequenas mudanças que vamos aprendendo.
    Beijinhos Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida não somos todos iguais, o que é muito bom certo!!??
      Desejo que 2017 te traga muitas coisas boas, que a vida te vá continuando a presentear com muitas mudanças, todas elas boas , claro!!
      Beijinho enorme minha querida, bom fim de semana!

      Eliminar
  13. Tão bom, ler as tuas palavras :)
    Tudo de bom minha querida :)
    Que 2017 te traga um Despertar e um Aceitar "sempre" :) Que todos os teus desejos se realizem porque tu mereces :) Que venham muitas coisas boas e muitas lições :) E muita, muita gratidão :)
    Beijinhos muito, muito grandes :D :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandrinha tu és um doce de menina. sempre tão carinhosa para mim!! Obrigada, obrigada, obrigada!! Nem imaginas o quanto me deixas de coração cheio!
      Sabes que te desejo tudo de bom, e que este ano seja um ano de conquistas e muito amor para ti!
      Beijinho enorme no teu coração e bom fim de semana!

      Eliminar
  14. Votos de que no final de 2017 possas dizer: "Ano bom!"
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!!
      Desejo o mesmo para ti!
      Beijinho enorme e bom fim de semana!

      Eliminar
  15. Olá Catarina, não sei ser tão metódica ou organizada. Sempre gostei dos imprevistos e improvisos. Acho que a minha vida toda foi assim: nada planeado, tudo aconteceu, se calhar porque era assim que estava escrito, não sei, nunca pensei sobre isso. E quanto mais os anos passam, mais sem planos fico. Resoluções para ano novo, não existem e balanço do que passou, muito menos. Enfim, viva a diversidade! de todos os teus pontos da lista, só com o último me identifico: sou grata a tudo que tenho, que fiz, e que vem ter comigo! Beijinho!
    PS: o destralhe também me diz muito, mas não em época certa, é quando calha! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Val, todos somos diferentes e ainda bem. Se não seria uma grande chatice. O importante é agirmos e vivermos de acordo com o que nos faz bem! E penso que nesse aspecto ambas o fazemos!
      Beijinho enorme e um excelente fim de semana!

      Eliminar
  16. Parece-me uma boa lista de coisas a fazer no inicio do ano. Tenho de meter algumas em prática que me pareceram perfeitas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara!
      Muito obrigada pela tua visita e pelas palavras que me deixaste!
      Fico grata por teres gostado da minha listinha!
      Beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar
  17. Gostava de ser assim tão organizada :)
    Assim que termino os exames de Janeiro, começo logo a organizar e arrumar a casa (e a vida) e volto à rotina das refeições mais saudáveis, mas não sou tão organizada quanto tu e levo o meu tempo xD
    Adorei a publicação e espero que tenhas um excelente 2017 ^^

    Beijinhos,
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mó, bom dia!!

      Muito obrigada pelas tuas palvras, deixaram-me muito grata!
      Nós somos todos diferentes uns dos outros e isso acaba por ser bom!
      Cada um tem a sua forma de ser e de estar perante a vida. Dentro da tua forma de te organizares o importante é que sintas bem dentro dela. Muitas vezes a forma como gerimos o nosso tempo é muito importante. Desde o momento em que o fazemos, por incrivel que pareça deixamos de nos queixar tanto e a agir mais.
      Se bem que quando temos muitas actividades as coisas complicam-se um bocadinho e é aí que a organizaão entra em prática!!
      Mas com esforço e dedicação tudo se consegue!!
      Beijinho enorme e bom fim de semana querida*

      Eliminar
  18. Sim, fantástico! Também tenho tido palavras associadas a cada ano, de há uns poucos anos para cá. Surgem naturalmente, com o decorrer da vida e mantêm-se como um mote. E isso é muito significativo. É a vida a ensinar-nos a viver. Que neste ano possas continuar a crescer no sentido verdadeiro de um interior rico e saudável, cheio de sabedoria e alegria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Margarida não poderia concordar mais com o que dizes, pois isso é tal e qual o que eu sinto!!
      Muito muito obrigadp por estares aqui, pelas tuas palavras e por todo o teu carinho!
      Beijinho enorme ****

      Eliminar
  19. ♥ um ano de 2017 excelente Catarina!
    muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito muito obrigada minha querida Lulu!
      Beijinho grande grande**

      Eliminar
    2. Com muita pena minha já não consigo aceder ao teu blog!

      Eliminar
  20. Parece-me uma lista bem interessante! Obrigada por me relembrares que tenho mesmo de adoptar as listas com menus de comida semanais em casa, faz toda a diferença nas compras cá de casa e não andamos sempre a "fritar" com o que cozinhar.

    ~*Viver a Viajar*~

    ResponderEliminar
  21. Eehehh podes crer!! Ajuda imenso Marta! Claro que se houver um dia ou outro que não te apeteça o que estava destinado a esse dia, podes sempre fazer outra coisa!
    O objectivo é não desperdiçar tempo, nem comida!
    beijinhos ***

    ResponderEliminar